Dissertativo-argumentativo

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Dissertativo-argumentativo by Mind Map: Dissertativo-argumentativo

1. Escreva redações periodicamente, uma boa escrita só se conquista com a prática.

2. Estrutura básica

2.1. 4 a 6 parágrafos com em média 3 frases

2.2. Introdução: introduzir o tema no contexto da dissertação e apresentar os argumentos e fatos a serem abordados.

2.3. Desenvolvimento: 2 a 3 parágrafos, abordando os argumentos citados na introdução. Ideal com 1 argumento por parágrafo e fundamentações sólidas.

2.3.1. se possível, não utilize dados matemáticos em abundancia; dão um caráter engessado ao texto e pode até mesmo ser considerado plágio pela banca corretora

2.4. Conclusão: finalização da linha guia da dissertação. Encerra o texto com uma perspectiva de ação para o assunto abordado

2.4.1. é daqui que sai o seu título, ele também é a ultima coisa a ser feita. Procure pegar as palavras mais importantes da conclusão e montar uma frase com no máximo 6 palavras.

3. Estratégias de dissertação:

3.1. Contraposição de ideias: consiste em abordar o assunto e argumentar sobre ele com o intuito de expor os pontos positivos e negativos. Apesar disso, procure não entrar em contradição com a linha guia da sua redação.

3.2. Argumentação baseada em exposição: consiste em expor fatos ou dados que comprovem a efetividade do seu argumento. Procure colocar dados de fontes confiáveis e se possível cite essa fonte ao decorrer do parágrafo.

3.3. tem outras que não lembro kkk essas são as mais usadas e as mais fáceis de discorrer sobre

4. Como começar a escrever o seu texto?

4.1. Faça uma brainstorm

4.1.1. dura entre 5 e 10 minutos, é uma tempestade de ideias. Faça ela em algum espaço livre, geralmente na folha do tema. Coloque os principais pontos que deseja discorrer sobre; coloque os dados, citações e demais coisas que deseja usar para fundamentar o seu texto.

4.2. Comece o parágrafo de introdução. Procure parafrasear o tema de alguma maneira, e expor os argumentos de forma clara e objetiva

4.3. No desenvolvimento, deve ser fundamental a coesão entre os argumentos e a sequencia logica em que foram expostos na introdução. (argumento 1=par. de desenvolvimento 1; argumento 2= par. de desenvolvimento 2)

4.3.1. Se torna muito forte quando se utiliza citações e dados matemáticos. visto que dão credibilidade e rigor ao texto, porém, use-os com moderação.

4.4. Na conclusão, você já não tem mais a necessidade de argumentar sobre o tema, sendo assim, só é necessário encerrar a discussão "dando a sua opinião de forma imparcial".

4.4.1. Algumas bancas possuem estratégias "queridinhas". Como é o caso das bancas militares, elas geralmente optam pelos candidatos que propõem uma ação conjunta do governo e da sociedade para solução do problema. Pesquise sobre a banca e qual a estratégia e o "cunho político" que eles tem mais afinidade, tente sempre alinhar sua opinião a esse cunho

5. Estrutura gramatical:

5.1. Não há segredo aqui, siga sempre a norma culta da língua. Sem verbos na primeira pessoa, sem repetição excessiva de expressões e palavras... e é claro, sem expressões coloquiais do tipo "enfim, a hipocrisia" "apesar de tudo" "tipo isso"

6. #I.P.B (importante por bosta)

6.1. NÃO esqueça seu título, redação zerada se isso acontecer.

6.2. Pegue redações nota 1000 e afins para estudar a estrutura e estratégias de argumentação, alem do uso das palavras

6.3. NÃO fuja do tema, se isso acontecer sua redação VAI SER zerada

6.4. Procure fazer um texto coeso e coerente. Dá credibilidade ao texto